Tracker estreia na StockCar em 2025
A Vicar, promotora da StockCar, anunciou no final da temporada passada a mudança do conceito dos carros que participam da maior categoria do automobilismos brasileiro a partir de 2025.
Em substituição aos tradicionais sedãs, Chevrolet Cruze e Toyota Corolla, as respectivas montadoras levarão de forma inédita os SUVS Tracker e Corolla Cross.
“Os SUVs já representam mais de 40% das vendas de veículos de passeio e evoluíram muito em design, tecnologia e dinâmica veicular. O Chevrolet Tracker é referência nesse sentido, motivando a decisão de levá-lo também às pistas. O intuito é trazer ainda mais emoção e apelo para a Stock Car”, destacou Chris Rego, diretora de Marketing da GM América do Sul.
Imagens digitais do Tracker Stock Car estão sendo divulgadas. O veículo físico assim como mais detalhes do projeto será compartilhado oportunamente pela organização da categoria e pela Chevrolet.
Muitas mudanças para a Stock Car 2025
Um novo capítulo do automobilismo brasileiro está a caminho. A Stock Car antecipa características da futura plataforma que servirá de base para os veículos que competirão a partir de 2025.
Será o carro de corrida mais avançado já concebido até então, construído com um aço específico, inovações em conectividade e captação de dados com foco em desempenho e segurança, além de atributos para elevar ainda mais o nível de competitividade. Ficará mais veloz e estável. Um exemplo será a adoção da asa móvel em fibra de carbono, mesmo conceito utilizado pela Fórmula-1.
“Este carro é um divisor de águas na nossa história. Muita pesquisa e tecnologia foram empregadas para que tenhamos o carro mais seguro, performático e tecnológico na nossa história. Ele vai levar muito mais emoção, não só para os pilotos, mas também aos nossos fãs”, destaca Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.
Do ponto de vista mecânico, o atual propulsor V8 será substituído por um 2.1 turbo com faixa semelhante de potência (500 cavalos), mas ganhará uma nova transmissão, chassi e suspensão para ficar mais leve e ágil.
A arquitetura eletrônica do Stock Car também será atualizada e contará com recursos digitais que permitirão ao fã, por exemplo, acompanhar a corrida pela perspectiva do piloto que ele quiser ou buscar um ângulo de visão alternativo para conferir uma determinada disputa por posição.
mais estreantes à vista
A mudança foi baseada em uma pesquisa de mercado e também em consultas feitas às montadoras. Segundo relatório divulgado no dia sete de dezembro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), os SUVs seguem em crescimento de vendas e já correspondem a 42% dos novos veículos no mercado em 2023, ante 12,4% dos sedãs. Em 2010, período de início dessa tendência, os SUVs tinham somente 7%.
TRACKER LT TURBO 2025
promoção em julho
A PARTIR DE R$ 2.963,00
Algumas informações dão conta que ainda em 2024 mais duas montadoras terão são bólidos relevados para 2025. Em quem você aposta?
“Somando o comportamento do mercado, a nossa interlocução com as montadoras e a pesquisa com os fãs, concluímos que este movimento que vamos fazer para 2025 é 100% consistente com as aspirações de toda a comunidade da Stock Car e do esporte a motor como um todo. Os pontos positivos foram muitos e ficamos muito surpresos com a receptividade tanto do público quanto dos pilotos e investidores na categoria. É o rumo certo para garantir uma longevidade sadia para a Stock Car – disse Fernando Julianelli.
Outro indicador foi uma pesquisa encomendada pela Vicar para avaliar a opinião dos fãs sobre a mudança da plataforma de sedan para SUV. O grupo pesquisado foi dividido em dois perfis: um para o fã “padrão” (que acompanha Stock Car e também outras opções de esporte a motor) e o fã “fanático” (que não perde nenhuma corrida da categoria). Nos diversos tipos de cenário propostos, se destacam o fato de que as mudanças para designs arrojados encorajem o público das corridas a consumir ainda mais conteúdo (o “fanático” registrou 89% e o “padrão”, 66%) e que uma mudança de sedãs para SUVs na Stock Car tenha tido uma grande aprovação (77% e 54%, respectivamente).